Popular Post

Posted by : Unknown quarta-feira, 3 de abril de 2013

HWInfo monitora o consumo de energia, temperatura do sistema e outros parâmetros em tempo real para lhe ajudar a entender porque seu PC trava.
Por que um simples  jogo está fazendo seu PC travar? Que componente está sendo levado além do limite? Será a placa de vídeo, exigindo mais energia do que a fonte pode fornecer? Ou o processador com overclock? Talvez os exóticos pentes de memória RAM? Encontrar o limite enquanto você faz o ajuste fino de um sistema pode ser mais difícil do que você imagina, mas o HWMonitor (grátis) pode ajudar.

Leia também
» Seu PC está lento? Saiba como consertar
» Tire a poeira de seu PC


As placas-mãe mais recentes fornecem feedback quando as coisas dão errado, mas para ter acesso às informações de diagnóstico geralmente é necessário reiniciar o computador e acessar a BIOS. E problemas de estabilidade que acontecem em situações de grande demanda geralmente não se revelam durante um diagnóstico. É aqui que o HWMonitor entra, fornecendo informações em tempo real sobre a temperatura, voltagem e estado operacional da placa-mãe de seu computador e de seus subsistemas, como as placas e vídeo, ventiladores e baterias.
Você pode rodar o HWMonitor lado-a-lado com um benchmark projetado para “estressar” o sistema (como o Cinebench) ou um jogo suspeito, e observar o aumento das temperaturas até que o crash aconteça. A temperatura da placa de vídeo dispara segundos antes da tela azul? O processador fica quente o suficiente para fritar um ovo? Então você provavelmente encontrou o problema.


HWMonitor: informações detalhadas sobre seu hardware
O HWMonitor também ajuda a mapear o consumo de energia em detalhes, permitindo determinar de forma fácil se um componente em particular, como por exemplo uma nova placa de vídeo, está sobrecarregando a fonte de alimentação e com isso fazendo o PC reiniciar de forma intermitente.
E se seu PC, que costumava rugir feito um leão, de repente ficou silencioso feito um gatinho, fique atento: a mudança pode ser um mau sinal. O HWMonitor também pode ajudar nesses casos, dizendo se um dos ventiladores está parado ou se está funcionando de forma anormal. Corrigir o problema pode ser tão simples quanto desbloquear uma saída de ar, mover um cabo ou remover a poeira de uma grade - um preço baixo a pagar se considerarmos a alternativa: substituir um processador que “fritou” com o calor não sai barato.
Entretanto, o HWMonitor não é perfeito, e algumas configurações de hardware podem causar problemas. Por exemplo, vários processadores da AMD deixaram de reportar suas temperturas internas quando o recurso de desbloqueio dos núcleos do processador (core unlocking), integrado a algumas placas-mãe da ASUS, foi ativado. O problema desapareceu quando revertemos as configurações do processador ao padrão. Mas na maior parte do tempo o programa funcionou sem problemas.
Há também uma versão “pro” do HWMonitor, voltada a profissionais de TI, que traz recursos como operação remota e recursos avançados para registro de eventos e geração de gráficos. Entretanto ela custa 19.95 Euros, quase 45 Reais. Mas versão básica (gratuita) tem todos os recursos dos quais a maioria dos usuários irá precisar. Pro ou Grátis, o HWMonitor é essencial no “kit de ferramentas” de qualquer usuário.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © matheustutorias - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -